quinta-feira, 31 de março de 2011

Brasil mantém o 88º lugar mundial no ranking da educação..O Povo - 02.03.2011

(Resumo da matéria do jornal indicado) 
           Pesquisas indicam que o Brasil encontra-se em uma colocação não muito vantajosa no ranking da educação. Ocupamos o 88° lugar, em uma lista de apenas 127 países. Se avaliarmos apenas o hemisfério sul nossa situação piora, pois estaríamos como penúltimo país em qualidade ensino, ganhando apenas do Suriname.
Os critérios que foram avaliados em tal pesquisa mundial estão fundamentados no índice que mede o desempenho das nações  de acordo com as metas de qualidade para 2015 estabelecidas na conferencia mundial de educação em Dacar, em 2000.
Muitos países surpreenderam as expectativas na avaliação. Podemos citar a presença do Cazaquistão dentre os cinco primeiros colocados. Estando a frente de muitos países da Europa. Também nos surpreende que o Brasil, pais que foi considerado como um dos maiores investidores em educação, tendo ate destaque em seu projeto contra o analfabetismo, tenha alcançado apenas a  mesma colocação  anterior.
No relatório de monitoramento Global da ONU foi descrito a situação de cada pais em relação as suas metas. Os elogios sobre o projeto contra o analfabetismo existem, mas ainda temos também 14milhões de habitantes sem ler e escrever.
A UNESCO afirma que a presença de conflitos armados em um país é capaz de retirar ate 28 milhões de alunos da escola, e que cerca de 21 países disponibilizam mais recursos para a área militar do que para a reestruturação da educação primária. 

2 comentários:

  1. A inspiração não é para qualquer um...rs...Esse momento me faz realmente perceber que nossa vida profissional é VOCAÇÂO...e não profissão! Tentamos ser o beija-flor no incêndio da floresta...de gota em gota...quem sabe. Sou brasileira como você e NÃO DESISTO NUNCA!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Com muita certeza, e mais ainda dentro de percepção de renovação desse amor pela educação TODOS OS DIAS...

    ResponderExcluir