As
Diretrizes Curriculares Nacionais, DCNs, sancionadas em junho deste ano consolidam que é preciso organizar a
formação do professor, o desafio é que a mesma consiga ser pautada: pelo desenvolvimento de uma sólida formação
teórica e interdisciplinar, pela unidade entre teoria e prática e pela
compreensão de que a pesquisa se constitui em princípio cognitivo e formativo
de tal processo. Visar uma política nacional de formação dos profissionais da
educação que estabeleça uma estrutura para a formação inicial e continuada dos
profissionais do magistério, articulando-se assim com as Diretrizes do PNE
vigente.
A compreensão sobre
conhecimento, educação e ensino é a base que garante o projeto da educação
nacional. Tais DCNs vão ajudar na manutenção dos princípios
vitais para melhoria e democratização da gestão e do ensino. Com isso percebe-se que
educação nacional precisa de uma melhor articulação tanto entre graduação e
pós-graduação, como entre a pesquisa e a extensão, para que assim exista uma
real organização dos princípios da formação inicial e
continuada dos profissionais do magistério da educação básica. Dentre tais
princípios citar a valorização do profissional, a participação dos estudantes de licenciatura nas
instituições de educação básica da rede pública de ensino, pois esse espaço privilegiado para a prática docente. (DOURADO, 2015)
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