terça-feira, 3 de novembro de 2015

Discutindo a Docência... Parte I - Os DCNs

As Diretrizes Curriculares Nacionais, DCNs, sancionadas em junho deste ano consolidam que é preciso organizar a formação do professor, o desafio é que a mesma consiga ser pautada: pelo desenvolvimento de uma sólida for­mação teórica e interdisciplinar, pela unidade entre teoria e prática e pela compreensão de que a pesquisa se constitui em princípio cognitivo e formativo de tal processo. Visar uma política nacional de formação dos profissionais da educação que estabeleça uma estrutura para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério, articulando-se assim com as Diretrizes do PNE vigente. 

A compreensão sobre conhecimento, educação e ensino é a base que garante o projeto da educação nacional. Tais DCNs vão ajudar na manutenção dos princípios vitais para melhoria e democratização da gestão e do ensino. Com isso percebe-se que educação nacional precisa de uma melhor articulação tanto entre graduação e pós-graduação, como entre a pesquisa e a extensão, para que assim exista uma real organização dos princípios da formação inicial e continuada dos pro­fissionais do magistério da educação básica. Dentre tais princípios citar a valorização do profissional, a participação dos estudantes de licenciatura nas instituições de educação básica da rede pública de ensino, pois esse espaço privilegiado para a prática docente. (DOURADO, 2015)

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